segunda-feira, 26 de março de 2007

Precisamos falar e saber falar

“O português é uma língua muito difícil. Tanto que calça é uma coisa que se bota e bota é uma coisa que se calça”, declarou Barão de Itararé. Ninguém há de duvidar disso, porém “é necessário considerar que o domínio da norma culta é imprescindível para a garantia do exercício da cidadania”, filosofou minha professora Jeane Mari Spera.

Primeiro, por que é importante falar? Porque a língua é instrumento de libertação. Guimarães Rosa afirmou: “Todo ser, coagido a calar-se, comove”. Como Guimarães sempre se expressa de modo difícil, Brecht traduziu sua sentença: “Se os bois falassem, não iriam tão mansamente para o matadouro”.

Segundo, por que é tão importante “a gente aprendermos a falá como doutô”? Ora , há momentos em que podemos falar de qualquer jeito, por exemplo, em casa. E há momentos em que precisamos falar de modo formal para que os outros nos entendam, para que não prestem atenção no jeito de falar, mas sim no conteúdo da fala, como, em um júri. É claro, não podemos exagerar na formalidade, fazendo uso de várias palavras que poucos conhecem, nem abusar da informalidade, falando como uma criança dengosa.

Nenhum comentário: