domingo, 16 de março de 2008

Domingo: dia de descanso ou trabalho?

Muitos trabalhadores folgam apenas um dia na semana. Muitos no domingo e muitos em um dia que varia conforme a escala. Isso sem falar dos autônomos, que trabalham sem parar, e de pastores que é justamente neste dia em que mais trabalham (bom, pressupostamente). Não podemos nos esquecer daqueles que guardam o sábado, mas acredito que essa seja uma outra história (ou não).

Quanto a mim, mero mortal que dá aulas de inglês e faz traduções de filmes e documentários, sem mencionar as revisões de textos sempre com urgência, não tenho muita folga. Para ser sincero, confesso que é no domingo que eu termino uma tradução ou preparo aulas, trabalhos e provas ou corrijo provas e trabalhos. Eu faço completamente o contrário de alguns que declaram de pé junto que não fazem absolutamente nada no domingo, que é dia de descanso. Entretanto, estes trabalham um pouco mais na semana. Por isso, não sei se é tão preferível assim não fazer algo no dia sagrado e “ralar” mais durante semana.

Tradicionalmente, quando não estou trabalhando no dia internacional do descanso, eu gosto de ler um periódico (ou mais), assistir a alguns noticiários, tocar bateria na igreja que freqüento e, logicamente, ir à igreja também. Contudo, de um ano, ou um pouco mais, para cá, eu tenho trabalhado muito, sem ter tempo para “perder” com os meus passatempos dominicais. Hoje, porém, eu tive um dia mais tranqüilo, visto que consegui ler um periódico, corrigir trabalhos e preparar duas provas. Isso, para mim, foi ter um dia de descanso. Fiquei tão feliz que acabei até escrevendo isto aqui.

Depois de tudo isso, acabo de chegar à conclusão de que sou workaholic, como muitos amigos, e não consigo parar de pensar nos meus trabalhos. Será que isso incomoda alguém? Será que sou o único assim? Pelo menos, não tenho tempo para perder com certas bobagens.

Um comentário:

cadeorevisor disse...

Você não é o único workaholic, nem o único que trabalha domingo. Identifiquei-me bastante.

Abraço,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com