sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Enxugando Gelo

Esta semana tivemos duas notícias que chamaram atenção. A primeira alerta que, de 33 países, o Brasil é o que menos investe por aluno: pouco mais de 1.000 euros (R$ 2.439) anuais. Ficamos atrás de Portugal, Estônia, Polônia, Eslováquia, Chile, México, Rússia, sem falar da Suíça, Noruega, Áustria, Dinamarca e, lógico, Estados Unidos. Engraçado, o Gustavo Ioschpe afirma que, em porcentagem do PIB, nós investimos o mesmo tanto que os países desenvolvidos. Será que ele está certo? A segunda diz que, se fossem aprovados todos os projetos da Câmara para inclusão de disciplinas, a jornada escolar seria de 16,3 horas por dia. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, por que os parlamentares não vão freqüentar essa nova escola por um ano e depois nos falam como ficou? Talvez assim eles parem de inventar projetos mirabolantes e escalafobéticos.


Acertadamente, filosofia, sociologia e música voltaram a ser disciplinas obrigatórias. A meu ver, não deveriam nem ter saído. Erroneamente, querem transformar em disciplina, por exemplo, as teorias sobre a origem dos seres vivos, rio Amazonas, reciclagem e poluição. Ora, esses já são componentes curriculares; fazem parte das Ciências, da Biologia, da Geografia ou de projetos que as escolas desenvolvem. Ou seja, mais uma vez os deputados não fazem idéia com o que estão lidando; esqueceram-se de estudar a matéria.


Diante desses fatos, é inevitável deduzir que os parlamentares querem mostrar serviço e que o País tem dinheiro para investir na educação. Imagine pagar todos esses novos professores. Mas será que essa dedução está certa? Acho que não. Além disso, se cruzarmos os dados das duas notícias, vemos que o Brasil faz tudo errado: investe pouco nos alunos e ainda quer inventar projetos duvidosos, isso é uma falácia, é como enxugar gelo. O certo mesmo seria fazer o arroz-com-feijão: nada de medidas paliativas, somente investimentos a longo prazo. Querem mais uma dica, parlamentares? Um bom ensino tem: metas acadêmicas, professores capazes de executá-las e um sistema preparado para cobrar os resultados. Cabe acrescentar pais envolvidos também.

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