quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Caça às bruxas

Não me agradou nem um pouco a demissão do professor e poeta Oswaldo Martins. porque ele escreve poemas eróticos (os quais não são trabalhados em sala de aula), não quer dizer que seja um péssimo professor ou queinfluenciar os alunos a sair por praticando "você sabe o quê". A TV desenvolve um excelente trabalho nesse ramo.

 

Pelo teor e pela qualidade dos poemas que eu li, Oswaldo é muito bom. Um ou outro poema contém palavras mais fortes. Além disso, a escola se considera moderna, construtivista e estimuladora da expansão cultural. Parece-me que ela se contradisse com essa atitude. E o ponto fulminante dessa história foi que um grupo de pais, quando leram os poemas, foi correndo expulsar o professor da escola. Pelo amor de Deus, a escola não pode dar ouvido a apenas alguns pais. Se for dar ouvido, que seja a todos, então.

 

Isso me deixa revoltado. Quanta hipocrisia há neste mundo. Então, eu pergunto: esse grupo de pais, ao ver TV com os filhos, se é que faz isso, muda de canal quando passa uma cena erótica ou meramente sensual? Esses pais conversaram sobre sexo e assuntos correlatos com os filhos? A internet dos filhos tem filtro? Esses pais sabem se os filhos são virgens ou sabem como e com quem aconteceu?

 

À escola pergunto: ela não gostaria de ter no corpo docente Manuel Bandeira, por exemplo? Mas ele e tantos outros escreveram poemas eróticos. À escola pergunto novamente: não seria moderno abordar a sexualidade em suas aulas? É, certamente, uma tarefa difícil, mas primordial. Hoje mesmo, para citar um exemplo, um professor de biologia contou-me que, durante uma aula de vírus, um aluno perguntou se AIDS mata. Tem cabimento um negócio desse? Ainda por cima, o aluno era do terceiro ano do Ensino Médio.

 

Um pouco de realidade não mata. Não sejamos quixotescos.

Um comentário:

Vinicius Tomazinho disse...

Preciso esclarecer uma coisa aqui. Quando o aluno perguntou se AIDS mata, ele queria saber se é uma doença que leva à morte. Ela, por si só, não mata, mas é sabido que deixa o portador bem debilitado, com o sistema imunológico fraco. Assim qualquer doença que ele pegar é preocupante e pode causar o óbito. Hoje em dia com o advento dos coquetéis, a vida do soropositivo é muito mais longa, porém ele ainda enfrenta os efeitos colaterais dos medicamentos e o preconceito da população. Portanto, inquestionavelmente, a AIDS é uma doença muito perigosa: a mazela de nossa geração.