domingo, 13 de maio de 2012

Superlativo e sentido figurado – homenagem às mães




Muitas vezes o grau de um adjetivo, advérbio ou substantivo tem valor figurado. Por exemplo, a frase “aquele jogador bate um bolão” não quer dizer, literalmente, que o jogador joga com uma bola grande ou maior que as outras. Na verdade, foi exaltada a qualidade do esportista.

Na legenda da foto acima, lemos o vocábulo “gravidíssima”, no grau superlativo absoluto sintético (aquele que se forma com o acréscimo do sufixo –íssimo). Pesquisando no dicionário Houaiss, encontramos a seguinte definição para superlativo: “grau do adjetivo ou do advérbio que indica qualidade ou modalidade marcadamente superior ou inferior”. Contudo, notemos que foi usado o adjetivo grávido, o que nos faz perguntar: é possível uma mulher ficar mais grávida? Certamente, não. Portanto, a redatora usou o sentido figurado. Mas com que intenção? De exaltar a beleza ou a gravidez da atriz? Será que é exclusividade de gente famosa ou uma mulher comum poderia ficar “gravidíssima” também?

Por fim, aproveito para homenagear as mamãezíssimas, sem distinção, mas principalmente as especialíssimas Neide, por me trazer ao mundo, e Camila, por me completar. Parabéns pelo seu dia.

Nenhum comentário: