Pensando um pouco mais sobre esse assunto, percebi que, para esse título, deveria haver um subtítulo: “A função da escola”.
Assim, vamos tentar responder qual é a função da escola. E, para isso, veremos o que Émile Durkheim (1858-1917) pensava.
Ele afirma que “a sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade...”. Essa ”homogeneidade” citada seria de pensamento, ou seja, todos que fazem parte da sociedade têm de pensar, até certo pondo, da mesma forma, senão a sociedade não existiria.
Podemos definir sociedade como um grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns. Então, não seria possível essas normas comuns existir se todos pensassem de forma diferente, esses indivíduos nunca chegariam a um senso comum.
Esse seria o primeiro papel da escola: fazer a sociedade pensar da mesma forma e ter um estado mínimo ou comum de moralidade, intelectualidade, etc.
Porém, não seria saudável fazer todos os cidadãos pensarem homogeneamente, estudarem as mesmas matérias. Se assim fosse, iríamos progredir, se progredíssemos, em apenas uma área específica.
Desse modo, vemos o segundo papel da escola: fazer os alunos se especializarem em diferentes áreas para termos avanços diversificados.
Assim, vamos tentar responder qual é a função da escola. E, para isso, veremos o que Émile Durkheim (1858-1917) pensava.
Ele afirma que “a sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade...”. Essa ”homogeneidade” citada seria de pensamento, ou seja, todos que fazem parte da sociedade têm de pensar, até certo pondo, da mesma forma, senão a sociedade não existiria.
Podemos definir sociedade como um grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns. Então, não seria possível essas normas comuns existir se todos pensassem de forma diferente, esses indivíduos nunca chegariam a um senso comum.
Esse seria o primeiro papel da escola: fazer a sociedade pensar da mesma forma e ter um estado mínimo ou comum de moralidade, intelectualidade, etc.
Porém, não seria saudável fazer todos os cidadãos pensarem homogeneamente, estudarem as mesmas matérias. Se assim fosse, iríamos progredir, se progredíssemos, em apenas uma área específica.
Desse modo, vemos o segundo papel da escola: fazer os alunos se especializarem em diferentes áreas para termos avanços diversificados.
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