sábado, 31 de março de 2007

UMA LIÇÃO DE VIDA VALIOSÍSSIMA

Era hora da saída. Todos ansiosos para retornar ao lar e comer. Sem esperar, um gambá foi acusado injustamente por seus amigos de classe pelo mau cheiro que pairava no ar. Um vexame, a sala inteira olhando para ele e caçoando. O gambá não sabia onde se esconder, pensou em fingir-se de morto ou sair correndo. Contudo, somente ouvia as gargalhadas.

Triste e abatido, chegou ao lar e desabafou. O pai estava certo de que tinha sido seu filho, por isso achou graça no relato. Mas, logo, o riso virou raiva e, aos gritos, disse que ele não tinha mais jeito, que havia desistido de educá-lo, pois lhe desobedeceu expelindo cheiro em público.

Em uma bela noite, enquanto a casa dormia, o gambá pegou uma mala com seus pertences e saiu. Na sua mente não passava outra coisa a não ser o seu dia: cada momento, cada palavra, cada insulto. Assim, foi perdendo o gosto pela vida. Pensou em suicídio, porque talvez fosse a única forma de alívio possível. Porém, cansado de tudo, acabou pegando no sono...

Por sorte, um grilo estava passando pela vizinhança e o encontrou todo desconfortável, dormindo. Quando acordou, viu o grilo do seu lado e esbravejou:

– O que queres de mim? Não vês que não sirvo para nada? A minha presença só incomoda.

– Calma! O que fizeram a ti? – disse o grilo com a voz doce.

O gambá contou o ocorrido e se lamentando afirmou que queria ser como a vaca que dava carne e leite ou, então, como o arco-íris para pelo menos um dia embelezar a vista de alguém.

O grilo sabia o que estava acontecendo. No fundo, o gambá não queria se suicidar, mas sim viver uma vida que fosse bela e feliz. Querendo ajudá-lo, o grilo disse:

– Gambá, és novo ainda, por isso não aprendeu a lidar com as frustrações. És esperto e habilidoso, consegues subir numa árvore e pendurar-se pelo rabo como um macaco. Teu fedor não é uma característica negativa, é uma arma contra os inimigos que te perseguem. Voltas para casa, teu pai muito te quer. Não deixe algumas palavras te machucarem. Sê forte e valente.

E foi com essas sábias palavras que o gambá aprendeu a melhor de suas lições: lidar não com o sucesso, mas com as frustrações da vida.

Nenhum comentário: