terça-feira, 24 de abril de 2007

Lula acaba de lançar oficialmente o PDE

Tomara que eu esteja redondamente enganado, mas esse Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) não vai melhorar nossa educação, pelo contrário, pode até piorar.

Afirmo isso com base em alguns indícios:

1) "Abrir a universidade para o povo e transformar o Brasil no país mais democrático do mundo no acesso da universidade", disse Lula. Em outras palavras, vai transformar o ensino em um produto, e as faculdades terão o mesmo futuro que a maioria das escolas públicas de ensino fundamental e médio teve.

2) "Preparamos como legado para a juventude um sistema de educação que pode colocar o Brasil em pé de igualdade com qualquer país desenvolvido", declarou Lula, que não pensa nem um pouco baixo e não sabe que para conseguir isso terá de fazer investimentos a longo prazo. Definitivamente, esse não é o estilo dele, pois, por obviamente não ter resultados imediatos, não pode “jogar na cara de ninguém”, dizer que fez mais pela educação que todos os outros presidentes juntos.

3) O piso salarial de R$850,00 será implantado gradualmente até 2010. É uma piada, não? Primeiro porque, até esse ano, esse valor não significará tanto quanto significa hoje, ou seja, com 850 reais é possível comprar X produtos para a sua sobrevivência – lembrando que professor não vive, sobrevive – em 2010, com 850 ele comprará X menos 10, 15 ou 20 produtos, dependendo da inflação.
Segundo porque mexer só no piso salarial não é o suficiente. E se o professor até 2010 fizer um mestrado ou doutorado, vai ganhar os mesmos R$850? Será que é justo?

Nenhum comentário: