sexta-feira, 27 de abril de 2007

Fim do vestibular e mudança no currículo

Acaba de surgir mais um projeto para acabar com o vestibular e mudar o currículo dos cursos superiores. Aqui está uma reportagem da TV Câmara divulgada na UOL sobre isso (para ver esse vídeo, tem de ser assinante).

Todos sabem que o vestibular surgiu porque não havia vagas para todos nas universidades e faculdades públicas. Então, não adianta inventar vários sistemas paliativos, se a quantidade de vagas dessas faculdades e universidades for a mesma. A solução correta, portanto, é aumentar as vagas e continuar com o vestibular. Porém, não é tão simples assim, pois, para aumentar as vagas, é necessário contratar mais professores (competentes e graduados para isso), construir mais faculdades e não deixar de investir nas já existentes.

Se quiser fazer uma mudança significativa no sistema de ensino, comece por de baixo nesta seqüência: pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e, só depois, o ensino superior. E se achar que isso é pouco, invista na formação dos professores.

Quanto à mudança do currículo das faculdades, a de dar uma formação mais humanística, eu concordo, contando que isso não vire prioridade no ensino superior.

Nenhum comentário: