terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sobre Aborto

Por ter se falado muito sobre o aborto, se caísse em nossas mãos esse tema numa prova de redação, por exemplo, teríamos uma verdadeira dificuldade para tecer um texto com argumentos originais ou simplesmente inéditos.

um bom tempo, Sérgio Groisman abriu debate sobre esse tema no extinto Programa Livre, no SBT. Contudo, ele inovou. Fugiu do lugar-comum. Como? Com uma sacada surpreendente: perguntou a um padre quantas missas havia feito para fetosnatimortos abortados involuntariamente. Como a Igreja tem rituais para encomendar a almamissas de corpo presente, de sétimo dia, etc. – seria natural que fizesse com fetos. Como a resposta foi negativa, Serginho afirmou que a própria Igreja não encarava o feto como vida.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Vá contar tudo para a sua mãe, Quico!

Aconteceu em Belo Horizonte: ladrãoqueixa-crime contra o dono de uma padaria que tentou assaltar, alegando que foi ofendido em sua integridade corporal. Ainda bem que o juiz teve bom senso e rejeitou a queixa-crime.

 

faltava essa. Imagine se vira moda. Além de sermos assaltado não podemos nem reclamar ou xingar o fdp.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Heliponto ou Heliporto?

Quem leu o Estado de São Paulo deste domingo, 02 de novembro, viu falarem de “helipontos irregulares”. Mas o que seria um “heliponto”? Existe essa palavra? Não seria “heliporto”? Sim, existe, a diferença entre heliponto e heliporto é simples:

 

[De heli(cóptero) + ponto.]

S. m.  Aer.

1. Porção de solo ou água, ou estrutura artificial, us. para pousos e decolagens de helicópteros.

 

(ô). [De heli(cóptero) + porto.]

S. m. Aer.

1. Heliponto (q. v.) público, dotado de instalações para pouso e decolagem de helicópteros, embarque e desembarque de passageiros e/ou de carga.  

 

As pessoas sempre me corrigem quando digo "heliponto", mas a maioria das áreas para pouso de helicópteros que vemos, em shoppings, prédios, hotéis, etc, são helipontos. Os heliportos exigem uma área bem maior.

As definições acima são do Aurélio (talvez o único dicionário que contém isso), mas quem me explicou pela primeira vez foi uma amiga tradutora. Eu havia feito a revisão do texto dela, e acabamos discutindo esse detalhe. Quem a ensinou foi um piloto amigo. Contudo, esse é um tipo de confusão que, mesmo você estando certo, todo mundo vai querer corrigir e dizer que é “heliporto”.